Uma idéia que nasceu há 10 anos hoje vira realidade

Marcelo Bendhack
Quando retornei da Alemanha, após ter concluído residência e Doutorado em Düsseldorf com o Prof. Dr. Rolf Ackermann, trouxe na bagagem uma idéia que na época me parecia ousada, mas totalmente factível. O objetivo era criar as condições e o ambiente para promover uma discussão de alto padrão científico com nossos colegas a respeito dos temas relacionados à Uro-oncologia. Foi assim que, em 1999, concebemos e realizamos o 1º Simpósio Internacional de Uro-oncologia, com a essencial ajuda de meu pai, Donard Bendhack. Foi, sem dúvida, um desafio importante, mas ao mesmo tempo muito gratificante. Conseguimos, já nesta primeira edição do evento, produzir um programa científico de qualidade, abordando termas pertinentes e capazes de despertar o interesse de diversos profissionais da área. A partir desta primeira empreitada, recebemos uma série de solicitações vindas de colegas da Europa e profissionais interessados, que nos estimularam a formatar e produzir um evento que fosse capaz de gerar continuamente o interesse dos colegas. Este incentivo foi fundamental para fazer do nosso Simpósio Internacional de Uro-Oncologia uma realidade bem sucedida, o qual movimenta profissionais e tem contribuído significativamente para a divulgação dos avanços ligados à Uro-oncologia. Por outro lado, na Alemanha, os Professores Rolf Ackermann (Düsseldorf) e Manfred Wirth (Dresden), expoentes na área com origem no Departamento de Urologia do Professor Frohmüller (Würzburg), incentivaram seus colegas a comparecer aos eventos que produzíamos. Sua visão de que o Simpósio de Uro-Oncologia seria o veículo mais adequado para gerar intercâmbios de técnicas, idéias e novos conceitos de trabalho era bastante clara e foi elemento fundamental para conferir aos eventos a aura de seriedade e credibilidade que conquistou ao longo destes últimos anos.
UM PASSO NECESSÁRIO - A UROLA® (Associação Latino-americana de Uro-Oncologia) surgiu em decorrência desse sucesso como um fato irrefutável. A criação de uma entidade capaz de dar suporte às nossas atividades tornou-se um passo indispensável. A partir deste momento mostraremos a história da UROLA e a nova etapa de difusão de conhecimentos, da profissionalização da associação, da angariação de afiliados e da produção científica de altíssima qualidade que ela tem proporcionado. A UROLA tem apresentado evoluções significativas, especialmente pelo intercâmbio que tem proporcionado entre palestrantes, professores, jovens médicos e paramédicos. Passamos a acolher os recentes conhecimentos oriundos da Europa e dos Estados Unidos, discutindo os mesmos com os colegas da América Latina, unindo interesses comuns de produzir ciência na área de Uro-oncologia, com presteza e qualidade reconhecidas mundialmente.
OS GRANDES MESTRES - A UROLA agradece a muitos profissionais da Uro-Oncologia, os quais certamente contribuíram para o resultado que agora vemos. Pedimos desculpas por não apresentar todos, os quais consideramos grandes amigos e que definitivamente contribuíram para a associação e seu evento. Devido à impossibilidade de mencionar todos, citaremos apenas alguns, a saber: Antônio Marmo Lucon, Bary Berghmans, Eric Wroclawski, Horst Zincke, José Carlos de Almeida, Kurth Miller, Loic Dabbadie, Lothar Weissbach, Manfred Wirth, Michael Droller, Miguel Costa, Miguel Srougi, Nelson Rodrigues Netto Jr., Per-Anders Abrahamsson, Pierre Teillac, Rolf Ackermann, Thomas Ebert, Sergio Metrebian e Ubirajara Ferreira. O meu especial agradecimento se dirige ao meu pai e Professor, Donard Bendhack, o qual me ensinou os princípios da Medicina e Urologia. Aos meus “pais” internacionais, Rolf e Manfred, credito as minhas bases da Uro-Oncologia, o estímulo e o apoio para que chegássemos onde estamos. Aos Drs. Maura Seleme, Presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia, Evanius Wiermann (Oncologia Clínica) e Fábio Faucz (Biologia), agradeço pelo incansável apoio e dedicação aos nossos projetos. Aos meus apoiadores internacionais, Per-Anders da Europa, Michael dos Estados Unidos, José Carlos, Gerardo López Secchi, Miguel, Sérgio e Ubirajara da América Latina, o agradecimento, a promessa de trabalho conjunto e muita dedicação.
O RECONHECIMENTO INTERNACIONAL – A UROLA, fundada em 18.10.2004, recebeu no ano de 2007 o convite pela WUOF (Federação Mundial de Uro-Oncologia = World Federation of Uro-Oncology) para se apresentar ao conselho e representar a América Latina nesta Federação. O Professor Laurence Klotz, do Canadá, Chairman desta, vem desenvolvendo um excelente trabalho neste sentido. Trata-se do segundo convite internacional para participação efetiva. O primeiro convite, homologado oficialmente pela ICCA (International Congress and Convention Association) determinou a aceitação desta associação e inclusão oficial do seu evento no banco de dados mundialmente disponível. Estes fatos representam, certamente, o maior motivo de orgulho para os membros da UROLA e sua diretoria.
O SIMPÓSIO QUE SE TORNA CONGRESSO - Paralelamente, o nosso Congresso bienal é o momento para revisar, reencontrar amigos e buscar a renovação dos intercâmbios. É entre as realizações do Simpósio Internacional, dos cursos e da produção de estudos e publicações como esta, que deixaremos o nosso maior legado. O congresso de 2008 foi homologado pelo nosso Board em outubro de 2006 (inclusive com a assinatura dos contratos). Assim, os convites de algumas Associações e Sociedades para realização conjunta não puderam, infelizmente, ser atendidos. A UROLA, por sua vez, ficou muito lisonjeada por isto, declara estar aberta para a participação conjunta de outras associações, nos seus eventos futuros, e comunica que retribuiu a mesma possibilidade – de forma diplomática – a todos os convites. Os eventos de 2010 e 2012 já se encontram em fase de elaboração.
O BOM RELACIONAMENTO - A UROLA zela, com extremo cuidado, de suas relações com as sociedades afins. Assim, as conexões com as sociedades de Uro-Oncologia (WUOF, American Society of Urologic Oncology, Sociedad Mexicana de Urologia Oncológica) devem ser priorizadas: o primeiro elo a ser constituído. A sua relação com as Sociedades de Urologia, em especial a Brasileira (SBU), Uruguaya, Argentina (Sociedade e Federação), a CAU (Confederação Americana), SIU, AUA e EAU são fundamentais. Procuraremos estabelecer contato também com as outras sociedades latino-americanas de Urologia, em especial venho mencionar a Chilena e a Mexicana (Associação e Colégio). Também a relação com as Sociedades de Oncologia Clínica, Radioterapia, Patologia, Fisioterapia e Enfermagem, é objetivo primordial de nossa organização.
Marcelo L. Bendhack*
Chairman
Associação Latino-americana de Uro-Oncologia (UROLA)
Doutor em Clínica Cirúrgica – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil
Doutor em Uro-Oncologia – Universidade Heinrich-Heine de Düsseldorf, Alemanha Professor da Pós-Graduação – Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
Professor da Pós-Graduação – Universidade Positivo (UP)
Membro do Departamento de Relações Internacionais (Sociedade Brasileira de Urologia – SBU)
Membro do Departamento de Uro-Oncologia (Sociedade Brasileira de Urologia – SBU)
Membro do Board da Federação Mundial de Uro-Oncologia (WUOF)